“A necessidade aguça o engenho” diz o provérbio português e por esta altura tão citado.

A necessidade de nos mantermos em casa, para nossa e vossa proteção, fez com que toda a equipa da Born in Digital esteja a trabalhar a partir de casa.

Na Born in Digital achamos que este é o momento em que os empresários têm de ser criativos e reajustar os seus modelos de negocio à nova realidade que vivemos. Para tal deixamos aqui 5 dicas para que possa, de uma forma mais eficiente, trabalhar a partir de casa.

 

1ª – Preparar a infraestrutura informática da empresa

É muito importante que todos tenham acesso fácil à informação tal como se estivessem no escritório. Hoje em dia é possível fazê-lo através de VPN ou então, guardar toda a informação em armazenamento cloud acessível por todos. Existem no mercado muitas soluções que foram disponibilizadas gratuitamente durante 3 meses como o exemplo da BOX que dá 90 dias gratuito do plano Business.

 

2ª – Reuniões constantes ao longo do dia

É igualmente importante manter toda a equipa em comunicação constante. Para isso deverão manter vários canais de contacto e marcarem reuniões de ponto de situação com a regularidade necessária, semelhante ao desenvolvido no escritório. Não quebre a rotina neste sentido, se todas as manhãs tinha uma reunião de equipa continue a fazê-lo através de video chamada. Poderão usar o Zoom, Skype, Google Hangouts e outras semelhantes, soluções não faltam.

 

3ª – Necessidades e dificuldades individuais

Aqui o papel do responsável máximo da empresa é fundamental. Deverá, individualmente, perceber quais as necessidades e dificuldades que a equipa enfrenta e de que forma podem ser ajudados. Estes, poderão não estar preparados para efetuar teletrabalho (com falta de espaço para desempenhar o seu trabalho a partir de casa ou um computador com capacidade insuficiente para o trabalho diário). Pelo que é fundamental as empresas criarem as condições ideais para quem trabalha a partir de casa.

 

4ª – Distrações em sua casa

Esta dica é para todos os membros da equipa. Em casa, temos sempre mais distrações do que no escritório, é inevitável. É importante estabelecer um espaço da casa dedicado ao trabalho, se possível uma divisão. Leve consigo o que acha ser necessário para o período de tempo que estiver a trabalhar, podendo assim evitar visitas desnecessárias ao frigorifico ou à despensa. Estabelecer horas para pequenos intervalos, refeições ou até ver os noticiários, é imprescindível.

 

5ª – #staysafe

E por último, gostávamos de reforçar a necessidade de apenas se deslocar para fora de casa em casos de extrema necessidade. Para sua proteção, e para a proteção de todos, é importante respeitar este isolamento social bem como a distância social exigida pela DGS. Manter a calma, praticar exercício físico em casa, ter uma alimentação saudável e equilibrada e lavar as suas mãos constantemente são pontos importantes a ter em consideração.

 

A Born in Digital não quis deixar de partilhar algumas dicas interessantes, na tentativa de ajudar as restantes empresas, e assim continuaremos a fazer sempre que acharmos oportuno. Estamos prontos a ajudar os vossos negócios a vencerem nesta adaptação das empresas ao mundo digital.

Alguma dúvida ou sugestão pode sempre nos contactar.

#staysafe #stayathome